Roberto Marchesoni Grafica9 - Consultoria

PROVA DE MATERIAL GRÁFICO.

Atenção:

Só é possível garantir ao cliente uma fidelidade nas cores, se apresentado uma prova de cor de valor contratual, provas comuns ou aprovação pelo monitor não garantem fidelidade, principalmente porque o monitor é RGB e não CMYK.

Muitas provas apresentadas pelas gráficas são apenas uma copia de impressora digital, e não tem valor contratual.(não garante fidelidade de cores).

Existem vários tipos de provas: Digitais ou Prelo.

Prelo: Segue o mesmo sistema de impressão offset, é preciso gravar a chapa e a impressão pode ser no mesmo papel do material a ser impresso, inclusive mesma gramatura.

Aqui você vê uma impressora e as chapas usadas, que são as mesmas da impressão offset.
É impresso cor por cor onde será apresentado cor a cor e posteriormente uma prova colorida.



Chromedot: Um sistema atual podendo realizar provas coloridas do (CMYK) ou Pantones.



Remote ProofRemote Proof é a adição da função de prova remota ao sistema ChromeDot®. Com ele é possível fazer provas remotas através da transferência do arquivo já interpretado pelo Chromedot® para uma estação de impressão em qualquer local, com hardwares de impressão diferente, utilizando FTP, com alto nível de compactação e sem perda de qualidade.

Esse equipamento pode ser calibrado ao perfil da impressora offset, tornando assim a prova mais fiel com garantia de ate 95% das cores finais, porem são usados papeis Chromedot , não podendo usar o papel a ser impresso o material final.


Prova Cromalin - e da DU Pont, também digital porem menos usadas nos tempos atuais mas com mesmo resultado e também produz provas Pantones.



Atenção:
Só é possível garantir ao cliente uma fidelidade nas cores se apresentado uma prova de cor de valor contratual, provas comuns ou aprovação pelo monitor não garantem fidelidade, principalmente porque o monitor não é CMYK, mas sim RGB, tem brilho e quase sempre não é calibrado.

A prova é a única forma de garantir a qualidade final de um trabalho impresso.



Meu lema é: Servir.

  ALMARIAS - Condomínio Alto padrão com terrenos de 20.000mts Jundiaí lançou o ALMARIAS, um condomínio magnifico. São 113 lotes de 20.000mts...