Roberto Marchesoni Grafica9 - Consultoria

O MERCADO GRÁFICO ATUAL

O mercado gráfico atual passa por uma reestruturação nunca antes vista.


O homem de vendas precisa estar ligado as tendências e se atualizar.

A crise vem afetando demasiadamente as grandes gráficas tornando-as inadimplentes e muitas encerrando suas atividades, isso tudo por causa dos impressos produzidos na China e trazidos para o Brasil com preço muito abaixo no nosso mercado, principalmente por causa dos baixos salários e impostos aplicados na china.
Hoje temos uma grande oferta de impressoras de grande formato a preços muito baixos, porem o que fazer com esses equipamentos ?
Nos meus 36 anos no mercado gráfico é a primeira vez que vejo os grandes estarem nessa situação, o próprio governo tem impresso livros escolares na China, fazendo com isso que as empresas brasileiras demitam seus funcionários.
Junto a isso o baixo crescimento dos países também tem afetado esse mercado.
As gráficas Brasileiras passarão por uma reestruturação queiram ou não, em função desse mercado aberto onde a lei do mais barato tem vencido a concorrência.
Com a reestruturação das grandes gráficas o que temos visto e que as grandes gráficas voltaram a adquirir equipamentos de menor porte tornando a concorrência dos menores também muito acirrada.
O pequenos gráficos que não investirem em novas tecnologias também correm um risco muito grande, mas um fator impede que muitos gráficos cresçam, esse fator e o credito, os banco exigem muita garantia tornando inviável a negociação de novos equipamentos, o BNDS não é interessante para os bancos uma vez que eles ficam responsáveis pela divida tornando-os  fiadores  junto ao BNDS e com baixa lucratividade, onde o pequeno empresário se apega para arrumar credito: Junto aos bancos privados pagando juros absurdos e tornando os negócios inviáveis.
De outro lado os bancos são empresa como outra qualquer que busca lucros, apesar das margens de lucros serem altíssimas.
O pequeno gráfico para se manter no mercado atual precisa de no mínimo uma impressora 4 cores e esse equipamento muitas vezes vale mais que toda a gráfica do pequeno empresário, como sobreviver a esse mercado?
Sem falarmos da mudança estrutural que acontece dentro de uma pequena gráfica quando ele adquire um equipamento no mínimo 4 cores.
Será preciso muito conhecimento, muita criatividade e investimentos em todo setor gráfico para que possamos nos estruturar para esse novo desafio.
Principalmente no setor de vendas onde a maioria continua vendendo como no século passado e a aparição principalmente das mídias sociais vem tornando esse departamento muito mais ágil, onde os velhos costumes precisam ser mudados já.


Aprender a aprender ( SEM PALAVRAS)

Meu lema é: Servir.

  ALMARIAS - Condomínio Alto padrão com terrenos de 20.000mts Jundiaí lançou o ALMARIAS, um condomínio magnifico. São 113 lotes de 20.000mts...